sábado, 22 de julho de 2017

Selo Procel

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, ou Procel, foi criado em meados da década de 80 pelo Governo Federal para combater o desperdício de energia elétrica, conscientizando seus usuários. Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pelo Centrais Elétricas Brasileira S/A – Eletrobras.
Procurem este selo
O Selo Procel foi criado por meio de decreto no dia 8 de dezembro de 1993 como Selo Verde de Eficiência Energética apresentando o melhor nível de eficiência energética de uma série de equipamentos: refrigeradores e freezers, condicionadores de ar, motores de indução trifásicos, sistemas de aquecimento solar de água, lâmpadas fluorescentes compactas e a vapor de sódio, reatores eletromagnéticos e eletrônicos, máquinas de lavar roupa, televisores, ventiladores de teto, módulos fotovoltaicos e bombas hidráulicas.

O programa tem parcerias com o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e fabricantes para calcular o consumo médio mensal - CMM - dos equipamentos utilizados a equação abaixo, anulando o efeito liga e desliga dos equipamentos e variações de potência consumida.
Este cálculo simplifica para o usuário quando necessita fazer o cálculo de consumo pois torna-se mais simples só multiplicar o consumo médio mensal pela tarifa da concessionária de energia.

O Selo Procel especifica a eficiência dos eletrodomésticos, quanto mais próximo de 'A' melhor, além desta classificação o selo também informa o consumo de energia esperado a longo do mês, o valor que entra na conta de luz, a potência de saída (como pode ser visto no texto Conhecimentos básicos de Eletricidade), o que é realmente útil para o consumidor é quanto o equipamento trabalha para você, o que será utilizado para beneficiar o consumidor.

Sabendo analisar o selo Procel o consumidor pode escolher o melhor equipamento para economizar energia elétrica, diminuindo as faturas de energia elétrica e os gastos e desperdícios que duram anos.
Selo Procel de um refrigerador.
Leia também: Produza sua própria energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário