quinta-feira, 27 de julho de 2017

LUMINOTÉCNICA - DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

Para dimensionar um sistema de iluminação existe pelo menos quatro maneiras, pela carga mínima, exigido pela norma NBR-ABNT 5410, que é determinada pelá área do recinto, pelo método dos lúmens, cavidades zonais e pelo método ponto a ponto.
Neste texto será mostrado o método de lúmens de acordo com a norma NBR-ABNT 5413, dividido em seis passos:

Seleção da iluminância

O primeiro passo consiste em selecionar a iluminância que é definida de acordo com a norma NBR 5413 definindo o tipo de atividades identificando o tipo de atividade quanto a idade do usuário, velocidade do processo e refletância do fundo da tarefa, de acorde com a Tabela 1 Fator determinante de iluminância adequada, podendo ser um valor de -3 até 3 que equivale a soma dos valores encontrado na tabela, considerando o sinal.



Com o valor defina-se o nível de iluminância, baixa, média ou alta de acordo com a escala na figura abaixo:

Escolha da luminária

Como visto anterior mente a escolha da luminária depende do objetivo da instalação (comercial, industrial, domestica…), fator econômico, decoração, manutenção entre outros.
Sendo a melhor caminho é a consulta a catálogos de fabricantes.

Índice do local (k)

O índice de local é a relação do comprimento e largura do recinto e da altura da luminária com o ambiente de trabalho que é definido pela formula abaixo:


Coeficiente de utilização (u)

O coeficiente de utilização é a relação entre o fluxo total, emitido pelas luminárias, e o fluxo útil, recebido no plano de trabalho, dependendo da dimensão do ressinto, cor do teto, das paredes e do chão e acabamento da luminária.

Antes de encontrar o coeficiente de utilização deve-se encontrar a refletância que é um número de três algarismo, em que cada um algarismo representa a reflexão das cores do teto, paredes e piso, podendo encontrar na Tabela 2 Refletância. 


O coeficiente de utilização é montado substituindo as letras A, B e C na figura abaixo pelos valores encontrados na Tabela 2 .


Assim na tabela de utilização da luminária, fornecida pelos fabricantes, podem-se encontrar o coeficiente de utilização (u) nas interceçãoes da refletância e índice de local (k).

Fator de depreciação (d)

O fator de depreciação ou manutenção é a relação entre o fluxo no final do período de manutenção com o fluxo no início determinado bela tabela a seguir.

Fluxo total, número de luminárias espaço entre luminária

Com os cinco valores encontrado até este momento já se pode calcular o fluxo total e o número de luminárias em uma instalação de iluminação de acordo com as equações abaixo:



Com o número total de luminária pode se calcular os espaçamentos entre elas, as distribuição deve ser feita uniformemente no ressinto para gerar uma iluminação mais uniformemente possível.





Nenhum comentário:

Postar um comentário