quinta-feira, 27 de julho de 2017

LUMINOTÉCNICA - CARACTERÍSTICAS DOS EQUIPAMENTOS

Para dimensionar corretamente os equipamentos de iluminação, lâmpadas e luminárias, deve se conhecer suas características fundamentais, dados técnicos.



Os primeiros dados técnicos a serem apresentados são os dados elétricos, que foram apresentados anterior mente, a tensão que depende da instalação do sistema elétrico, geralmente em edificações são 127V ou 220V alternado. Em edificações estes valores são geralmente predeterminados pelo sistema da concessionária com o valor entregue pela rede elétrica.

 A potência elétrica é a informação que vai determinar o consumo de energia elétrica quanto maior a potência mais se deve iluminar com essa relação definindo o rendimento da lâmpada.
Os outros dados são os dados físicos das lâmpadas são as bases ou soquets que é a parte responsável pelo contato elétrico e a sustentação mecânicas nos bocais e luminárias, a base mais comum em residência é conhecida como E27 que é o padrão das roscas de diâmetro de 27mm.
Além dos dados informados anteriormente as lâmpadas também tem suas características de iluminação como a cor e o fluxo luminoso. A cor é a relação com a comprimento de onda produzida pela lâmpada que está relacionado com a visibilidade, a onda com maior sensibilidade é a onda amarela com comprimento de onda de 5550Å. O Fluxo luminoso é medido em Lúmens (Lm) e é a quantidade de feixe de luz em uma determinada área. 

Os últimos elementos apresentados são as características das luminárias que que depende muito mais do objetivo do projeto das instalações visando fator econômico, decoração e manutenção sendo essencial consultar catálogos dos fabricantes para encontrar o coeficiente de utilização mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário